Feedback e feedforward: entenda o poder dessas ferramentas e saiba como aplicar
Que a comunicação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano não é novidade. Seja em âmbito pessoal ou profissional, quando usada da maneira correta, ela nos permite evoluir coletivamente.
E, quando o assunto é liderança, não é diferente. Líderes podem e devem usar a comunicação para ajudar seus liderados a alcançar o sucesso em suas carreiras e melhorar os resultados da organização.
Existem diversas ferramentas de comunicação que podem ser grandes aliadas dos gestores nesse propósito. Hoje, falaremos sobre duas delas: feedback e feedforward.
Neste conteúdo, você aprenderá:
- O que é feedback?
- O que é feedforward?
- Quais os benefícios em aplicar?
- Exemplos de feedback e feedforward
- Boas práticas de feedback e feedforward
- Como implantar uma cultura de feedback e feedforward
Quer saber mais sobre essas duas técnicas e como elas podem te ajudar a potencializar o desempenho da sua equipe? Continue a leitura!
O que é feedback?
O termo feedback vem da junção de duas palavras em inglês feed, que significa alimentar, e back, que significa voltar. Aplicado ao cenário organizacional, esse conceito diz respeito à prática de dar uma devolutiva sobre uma ação ou comportamento de alguém, visando sua evolução profissional.
Ele funciona como uma espécie de diagnóstico, que pode ser positivo ou negativo. Afinal, reconhecer os acertos é tão importante quanto pontuar os erros, não é mesmo?
Ao dar um feedback negativo, no entanto, é importante usar a comunicação não violenta, para evitar que a mensagem seja mal recebida pelo colaborador. Além disso, deve-se lembrar que o objetivo é a evolução profissional e não focar tanto no problema, mas pensar no que pode ser melhorado.
O que é feedforward?
Complementar ao feedback, o feedforward consiste na junção de duas palavras em inglês: feed (alimentar) e forward (adiante). Enquanto o primeiro propõe refletir sobre algo que passou, o segundo convida a construir o futuro e, por isso, vem em sequência.
O feedforward é fundamental para o desenvolvimento de colaboradores, visto que consiste em sugerir soluções para o problema em questão. Por meio dele, os líderes demonstram sua responsabilidade para com seus liderados e expressam o valor que enxergam neles.
Unindo essas duas ferramentas você pode se tornar um verdadeiro impulsionador do crescimento do seu time e fomentar um ambiente de confiança e parceria, onde não há espaço para o medo e o futuro é construído coletivamente.
Quais os benefícios em aplicar?
Agora que você já sabe o que é feedback e feedforward e como eles se complementam, que tal entender quais os ganhos em aplicá-los?
A seguir, você confere alguns dos benefícios que essas duas ferramentas proporcionam.
Desenvolvimento dos colaboradores
Considerando que essas ferramentas tratam de questões específicas e podem ser usadas sempre que necessário, elas se mostram fundamentais para o crescimento contínuo dos colaboradores, pois, a partir de cada devolutiva recebida, eles podem implementar melhorias eficientes para sua evolução profissional.
Pertencimento e responsabilidade
Ao dar feedback e feedforward, o líder reafirma seu compromisso com o crescimento do time, ajudando-o a evoluir na prática. Isso faz com que os liderados se sintam valorizados e, consequentemente, se empenhem ainda mais para o alcance dos objetivos do negócio.
Diminuição da rotatividade
A retenção de talentos é um dos grandes desafios dos gestores, pois os profissionais buscam experiências cada vez mais humanizadas e relevantes para suas carreiras. Usando o feedback e o feedforward os líderes podem aumentar a perspectiva de crescimento dos liderados, mantendo-os engajados na equipe.
Melhoria nos resultados da empresa
O engajamento de um time impacta significativamente nos resultados do negócio. Logo, se o desenvolvimento dos colaboradores é constantemente viabilizado, os resultados obtidos serão cada vez melhores no longo prazo.
Além desses benefícios, existem inúmeros outros que impactam tanto a vida profissional dos colaboradores quanto o desenvolvimento do negócio. E é justamente por promover um ganho mútuo que o feedback e o feedforward são considerados instrumentos-chave para o crescimento sustentável.
Exemplos de feedback e feedforward
Existem alguns fatores que diferenciam o feedback e o feedforward de uma mera crítica ou um simples elogio, sendo o principal deles o seu objetivo, que é viabilizar a evolução profissional de quem recebe.
Além disso, eles possuem uma estrutura específica, normalmente formada por contexto, questão central, possibilidades e ações. Para te ajudar a visualizar esse tipo de devolutiva, trouxemos três exemplos:
Boas práticas de feedback e feedforward
Como mencionamos no tópico anterior, feedback e feedforward não se tratam de simples críticas ou opiniões sobre o trabalho de alguém. Eles têm como premissa contribuir verdadeiramente para o crescimento profissional e, por isso, devem ser dados corretamente.
Existem boas práticas que podem te ajudar a entregar devolutivas de maneira humanizada, clara e eficiente para que seus liderados continuem progredindo em suas carreiras e entregando resultados cada vez mais satisfatórios. Conheça seis delas a seguir!
O “como” importa
Como um feedback e feedforward é dado impacta diretamente na maneira como é recebido. Um feedback negativo entregue por um canal de mensagens, por exemplo, pode gerar mal-entendidos. Ou, ainda, quando dado em público, pode causar constrangimento não só em quem recebe, mas em todo o time.
Por outro lado, uma devolutiva negativa entregue pessoalmente, em uma conversa individual, pode fortalecer a confiança e a conexão entre as partes. Além disso, reconhecer o desempenho positivo de um colaborador em público, além de motivá-lo, pode inspirar todo o time a se engajar ainda mais.
Viu como é importante escolher a forma certa de entregar um feedback e feedforward? Pensar sobre isso te ajudará a garantir que o diálogo gere o resultado esperado, isto é, o crescimento do seu liderado.
Alinhamento de expectativas
Sabemos que, em reuniões organizacionais, a objetividade é valorizada. No entanto, quando o assunto é feedback e feedforward, é fundamental preparar o ambiente. Mas como fazer isso?
Em vez de ir direto ao ponto, faça um alinhamento sobre o objetivo da conversa, deixando claro, principalmente, que o seu desejo é ajudar a pessoa em seu desenvolvimento profissional.
Isso fará com que ela esteja aberta a receber sua devolutiva, não como uma crítica, mas como uma oportunidade de identificar pontos fracos e saber como fortalecê-los.
Comunicação assertiva
O tom de voz é outro aspecto que também impacta na maneira como o feedback e o feedforward são recebidos e, consequentemente, nos impactos gerados. Vamos entender melhor?
Nesse tipo de reunião, usar uma comunicação passiva pode fazer com que a mensagem não seja transmitida com eficiência, devido à insegurança e falta de clareza na fala. Por outro lado, uma comunicação passiva-agressiva ou, ainda, agressiva pode fomentar o desrespeito e impedir a conexão entre as partes.
Por isso, estabeleça uma comunicação assertiva, argumentando com clareza, sugerindo alterativas de melhoria e, claro, abrindo espaço para que a pessoa apresente seu ponto de vista e faça colaborações.
Dica: a comunicação é uma via de mão dupla e é justamente isso que faz dela um instrumento poderoso para nossa evolução como pessoas e profissionais!
Causa e efeito
As pessoas costumam buscar sentido em tudo, incluindo suas ações. Por isso, apresentar causa e efeito torna o diálogo de feedback e feedforward mais eficaz.
Por exemplo, ao pontuar um comportamento considerado inadequado em relação aos valores e objetivos da organização, explique quais consequências negativas ele poderá acarretar. Da mesma forma, ao sugerir soluções, deixe claro quais resultados positivos serão obtidos.
Tendo consciência dos impactos da sua evolução, o liderado entenderá a importância do seu papel na organização e agirá de maneira intencional em sua tomada de decisão e atuação no dia a dia.
Escuta ativa
Ao contrário do que se possa pensar, feedback e feedforward não se tratam apenas de falar, afinal, a devolutiva precisa estar alinhada aos objetivos profissionais do liderado. Mas como garantir isso? A resposta é simples: com escuta ativa.
A escuta ativa é uma técnica de comunicação que consiste em ouvir com atenção a fala do outro, fortalecendo o relacionamento entre as partes, que são mutuamente valorizadas. Com ela, você consegue sugerir soluções adequadas ao perfil do colaborador e fazer com que ele se sinta verdadeiramente protagonista da sua evolução.
Para colocar a escuta ativa em prática, você pode incluir ao final de suas fala frases interrogativas, como:
- “O que pensa sobre isso?”
- “Faz sentido para você?”
- “Acha que isso seria possível?”
- “Posso contar com você?”
Dica: a escuta ativa deve fazer parte da cultura da organização. Caso contrário, pode soar superficial e afastar o colaborador em vez de aproximá-lo.
Follow-up
Follow-up é uma palavra em inglês que, em português, significa acompanhar. No meio organizacional, o termo é muito utilizado por profissionais de vendas e gestão de projetos para se referir à etapa de acompanhamento. Mas você sabia que ele também pode ser aplicado ao processo de feedback e feedforward?
Após apresentar sugestões de melhorias, estabeleça uma data para uma reunião de follow-up, em que você irá verificar, junto ao colaborador, quais foram os avanços realizados e definir os próximos passos.
Isso fará com que o liderado encare sua carreira como um verdadeiro projeto, se comprometendo com o alcance de metas e objetivos, e encontre em você um apoio significativo para seguir crescendo.
Como implantar uma cultura de feedback e feedforward?
Implantar uma cultura de feedback e feedforward é um passo fundamental na jornada de um líder comprometido em potencializar o seu time e melhorar os resultados da organização.
É isso que você busca? Então confira algumas dicas que preparamos para te ajudar a ter sucesso nessa iniciativa!
1. Comunique todo o time
Considerando que esta mudança envolverá toda a equipe, é importante que os colaboradores comprem a ideia. Por isso, realize uma reunião para apresentar a iniciativa e explicar o motivo e os benefícios dessa transformação, abrindo também espaço para perguntas e sugestões.
2. Promova treinamentos
Para que a cultura seja implantada com êxito, promova a capacitação da sua equipe sobre o tema, pois ela será peça-chave na implementação das boas práticas no dia a dia. Lembrando que isso precisa ser feito da maneira correta para nutrir um clima saudável e promissor no longo prazo.
3. Fomente a reciprocidade
Você sabia que o feedback e o feedforward não são ferramentas de uso exclusivo da liderança? Um liderado também pode dar uma devolutiva ao líder, bem como a outro colega. Ter essa abertura fortalece a parceria entre as partes e permite a evolução coletiva, uma vez que tanto a liderança quanto os liderados poderão melhorar suas habilidades e adquirir novas competências.
4. Amplie os impactos
Para além de estabelecer essa mudança no seu time, você pode propor aos gestores das outras áreas da empresa a implantação dessa cultura. Ao aplicar essas ferramentas no dia a dia, eles também serão capazes de potencializar o desempenho dos seus liderados e o ganho para a organização poderá ser ainda maior.
Uma mudança de cultura é, antes de tudo, uma mudança de mentalidade. Por isso, é preciso primeiro implantar a cultura de feedback e feedforward para, então, implementá-la no dia a dia por meio das boas práticas que apresentamos anteriormente.
Conclusão
E então, como foi a leitura? Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como o feedback e o feedforward podem te ajudar a melhorar o desempenho do seu time, por meio da comunicação.
Apesar de ter como principal objetivo o desenvolvimento dos colaboradores, os resultados do uso dessas ferramentas são benéficos para toda a organização. Se você busca obter mais conhecimentos sobre liderança, complemente seu aprendizado com a leitura do nosso post sobre as habilidades de líderes que potencializam equipes e resultados.
Agora, se deseja promover a evolução do seu time de líderes, oferecemos soluções personalizadas em consultoria para o desenvolvimento de uma gestão humanizada e inovadora. Conecte-se a nós e saiba como podemos ajudar!
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