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6 dicas para planejar o novo ano e tomar decisões mais eficazes

O início de um novo ano sempre traz grandes expectativas para os negócios, não é mesmo? Principalmente após um ano de sucesso, o objetivo é obter resultados igualmente positivos ou, ainda, melhores.

Planejar um novo ano, no entanto, pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, não é porque as coisas funcionaram de um jeito no passado que necessariamente darão certo no presente.

É preciso considerar que o mercado está em constante mudança e, para se manter em destaque, as organizações precisam ser flexíveis e adaptáveis. Mas como alcançar essa plasticidade?

Tudo começa com um bom planejamento!

Por isso, trouxemos 6 dicas para te ajudar a planejar o novo ano na sua organização e tomar decisões mais eficazes. Confira a seguir!

 

1. Faça uma retrospectiva

Antes de decidir quais os próximos passos a serem dados, nada melhor do que avaliar o que foi realizado no ano anterior. Mesmo que a organização esteja em um contexto diferente, fazer o exercício de olhar para trás pode trazer novos insights e ajudar na tomada de decisão.

Cabe aqui consultar o plano estratégico vigente e analisar os relatórios de cada área para entender quais ações foram definidas, quais metas foram alcançadas, quais projetos foram concluídos e como isso impactou nos resultados obtidos.

Uma vez que esse processo envolve todas as áreas, deve ser feito de forma colaborativa, contando com o apoio de gestores e equipes para fornecer insumos para a análise e, até mesmo, sugerir melhorias a partir de um olhar especializado.

Isso é fundamental para evitar que os mesmos erros sejam cometidos, bem como para encontrar soluções viáveis para os problemas existentes.

Escuta ativa, senso de pertencimento e atribuição de responsabilidades são aspectos fundamentais nesta etapa!

 

2. Realize um diagnóstico organizacional

Após analisar o ano passado, é importante compreender onde se está hoje. Como mencionado anteriormente, o mercado está cada vez mais complexo, de modo que surgem novas necessidades e demandas, tanto internas quanto externas.

Entender o contexto atual da sua organização é fundamental para compreender a capacidade que o seu negócio possui para supri-las. Existem duas ferramentas que podem ser úteis nesse processo.

Vamos conhecê-las?

 

Matriz SWOT/FOFA

A Matriz SWOT/FOFA, cuja sigla significa strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), é uma ferramenta muito utilizada nas empresas, que permite realizar uma análise sistêmica do contexto organizacional.

Por meio dela, é possível identificar forças e fraquezas na organização, a partir de um olhar interno, bem como oportunidades e desafios, com um foco externo.

Ao olhar para dentro, busca-se identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado nos processos internos e nos resultados da organização. Algumas perguntas úteis a se fazer são:

  • O que estamos fazendo bem?
  • Qual o nosso diferencial?
  • Quais os déficits existentes?
  • Como podemos solucioná-los?

 

Também é possível fazer uma análise com foco no mercado, buscando identificar possíveis mudanças e seus impactos na empresa. Neste momento, vale a pena refletir:

  • Como está a oferta e a demanda do nosso produto hoje?
  • Qual a relevância da nossa marca no mercado atual?
  • Quais as novidades e tendências para o nosso setor?
  • Como poderemos nos adaptar a elas?

 

A partir desse tipo de análise, a gestão poderá tomar decisões mais eficientes e eficazes para se manter em destaque no mercado a longo prazo.

 

Framework de Valores Competitivos

Entender o contexto atual da organização também contempla compreender sua cultura, pois ela impacta significativamente nos resultados obtidos.

A cultura está relacionada ao funcionamento de uma organização, isto é, ao modo como as coisas são feitas. Por isso, ter uma cultura organizacional bem definida ajuda a fomentar o engajamento do time e, consequentemente, o alcance dos objetivos estratégicos.

Mas como fazer este diagnóstico?

É possível fazer isso utilizando o Framework de Valores Competitivos criado por Kim Cameron e Robert Quinn, considerado um dos mais revelantes do mercado. Segundo estes cientistas organizacionais, existem quatro tipos de cultura predominantes nas organizações:

  • Cultura de clã
  • Cultura de adhocracia
  • Cultura de hierarquia
  • Cultura de mercado

 

Quer entender mais sobre esta ferramenta e como ela pode contribuir para o seu planejamento organizacional? Leia o artigo que preparamos para ajudar gestores a identificar a cultura atual de sua organização e como alcançar a cultura desejada.

 

3. Faça benchmarking

Outro passo importante para planejar o novo ano na organização é estudar as melhores práticas do mercado.

Essa avaliação pode ser feita por meio do benchmarking, uma estratégia muito eficiente que permite comparar o seu desempenho organizacional com o dos concorrentes.

Vale ressaltar que não se trata de uma análise generalizada, mas direcionada, considerando seu nicho de mercado, público-alvo e persona, seus objetivos estratégicos e os melhores players a serem estudados.

Há várias maneiras de fazer benchmarking, mas, para início de ano, uma das formas mais interessantes é a partir de pesquisas de mercado e de relatórios disponibilizados pelas próprias empresas.

Com esses instrumentos em mãos, munidos de dados e informações claras, é possível estudar cases, identificar erros e acertos e decidir o que pode ser aplicado ou adaptado ao seu negócio.

Afinal, fazer benchmarking não se trata de simplesmente copiar o que as outras empresas estão fazendo. Uma vez que a ideia é se destacar, essa estratégia ajuda a entender, por meio da atuação da concorrência, o que pode ser melhorado no seu negócio para alcançar o sucesso.

 

4. Defina objetivos e metas claras

Após seguir as três primeiras dicas, acreditamos que você tenha insumos suficientes para avançar rumo à próxima etapa: definir os objetivos estratégicos para o novo ano.

Definir qual o objetivo geral da organização ajudará a direcionar o trabalho de todo o time no decorrer do ano, de modo que todos operem com um mesmo foco.

Uma boa maneira de trabalhar objetivos e resultados de forma clara e mensurável é utilizando a metodologia Objetives and Key Results – OKR (Objetivos e Resultados-Chave, em português).

Utilizando o Framework OKR, é possível definir de maneira geral quais são os objetivos da organização e os resultados-chave que indicarão o alcance desses objetivos. A partir disso, cada equipe poderá traçar metas e ações para suas respectivas áreas.

Os OKRs devem ser acompanhados trimestralmente para ter-se o controle do trabalho que está sendo realizado e agir de forma preventiva, fazendo ajustes necessários para garantir o alcance dos objetivos estratégicos do negócio.

 

5. Participe todo o time

No decorrer da leitura você deve ter percebido a importância da participação de todo o time para um planejamento organizacional de sucesso, certo?

Desde a etapa de retrospectiva até a definição de objetivos, contar com o apoio de profissionais das diversas áreas que compõem a empresa viabiliza a construção de um plano organizacional mais robusto e executável.

Tendo uma compreensão clara do plano anual, os gestores conseguem identificar de que maneira suas respectivas áreas podem contribuir para o sucesso do plano e, em conjunto com sua equipe, definir metas, ações e resultados-chave necessários.

Esse alinhamento permite que os colaboradores entendam a importância do seu trabalho, atuam com mais autonomia e eficiência, além de ajudar o gestor na entrega de relatórios para a diretoria.

 

6. Conte com apoio especializado

O ano passado ainda foi um ano de recuperação econômica. Muitas instituições e empresas continuam sofrendo para se recuperar da pandemia. Além disso, o cenário econômico desafiador impulsionou uma onda de demissões em diversos segmentos.

Por isso, lembre-se: a sua empresa não precisa fazer tudo sozinha!

Contratar serviços ou investir em parcerias que viabilizem etapas do seu planejamento para o novo ano pode ser um bom caminho, principalmente se a sua empresa é pequena e todo esse trabalho não cabe no seu dia-a-dia.

Aqui no Instituto Fenasbac, por exemplo, apoiamos diversas organizações que não contam com o conhecimento técnico necessário para todo ou partes do planejamento organizacional.

Com nossas soluções em consultoria, tornamos o processo mais fluido, eficiente e ajudamos nossos parceiros a alcançarem os objetivos estratégicos do negócio.

Se esse for o seu caso, saiba como podemos ajudar!

 

Próximos passos

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a planejar o novo ano na sua empresa. Analisar o que já foi realizado e entender o que precisa ser melhorado é essencial para aprimorar seu plano organizacional e tomar decisões mais eficazes.

Mas lembre-se: a ideia é materializar!

O trabalho de planejamento estratégico começa na formulação, mas não para por aí. As fases de execução e monitoramento também são importantes e devem ser igualmente priorizadas.

Agora, que tal uma dica bônus?

Confira nosso artigo sobre as 3 etapas do plano estratégico, onde você entenderá quais são elas e a sua importância para garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo.

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