O uso de estratégias ESG para o crescimento financeiro sustentável
Por meio de um trabalho robusto e consistente, o Brasil tem visto um crescimento no número de cooperativas financeiras nos últimos anos e, muitas dessas organizações, já perceberam os benefícios potenciais de investir em projetos ambientais, sociais e de governança (ESG). Este fato foi revelado na última edição do Panorama Nacional de Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2022.
Neste artigo, discutiremos por que o investimento ESG é benéfico para as cooperativas financeiras brasileiras e como isso pode ajudá-las a atingir suas metas.
Continue a ler para saber mais!
O uso de estratégias ESG para o crescimento financeiro sustentável
Os padrões ESG (sigla em inglês para ambientais, sociais e de governança) são componentes-chave para o crescimento financeiro sustentável, pois fornecem uma estrutura de base para cooperativas financeiras implementarem práticas responsáveis de proteção do meio ambiente e das comunidades onde atuam.
Ao incorporar o ESG em seus planejamentos estratégicos, cooperativas financeiras, sem dúvida, podem se beneficiar de maior compreensão que resulte em fidelidade do cliente, melhor reputação, melhor gerenciamento de riscos e maior acesso ao capital através de linhas de crédito (social ou green bonds).
Além disso, aproveitar as estratégias ESG, tais como: investir em iniciativas verdes, promover educação financeira e aumentar o acesso ao financiamento, pode ajudar as cooperativas financeiras a alcançar maior sucesso a longo prazo.
Elas podem, por exemplo, investir seus recursos em projetos de energia renovável e iniciativas de agricultura sustentável, que não apenas trazem retorno financeiro, mas também atendem a um propósito maior a longo prazo.
Investir em iniciativas verdes permite que Coops financeiras reduzam sua “pegada” de carbono e apoiem o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que oferecem uma chance de investir em projetos significativos que beneficiem aos membros e à sociedade em geral.
As cooperativas de financeiras também podem se beneficiar do envolvimento com as comunidades locais, a fim de criar soluções bancárias socialmente responsáveis para seus membros.
Ao se envolver em suas comunidades locais, por meio desses esforços, as Coops financeiras assumem um papel de liderança na criação de um sistema financeiro mais equitativo para todos, alinhados aos 7 Princípios do Cooperativismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Assim, na medida em que o setor cooperativista continua a crescer no Brasil e no mundo, o investimento ESG pode oferecer oportunidades para as organizações não apenas aumentarem seus lucros, mas também beneficiarem suas comunidades.
O investimento ESG também pode ajudar as cooperativas financeiras a reduzirem sua exposição ao risco, bem como a atrair novos membros com seu ethos socialmente consciente. O investimento ESG não é apenas uma forma eficaz de reduzir a exposição ao risco, mas também oferece uma excelente oportunidade para atrair membros em potencial, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social.
Portanto, ao tomar conhecimento dos investimentos ESG, as cooperativas financeiras maximizam o seu potencial e garantem a prosperidade futura de seus negócios, além de ajudarem a criar um futuro mais sustentável.
É o que pensa o Sr. Jonas Alves da Costa, Diretor Presidente do Sicoob Credip no município de Pimenta Bueno em Rondônia, ao ser perguntado por nós, do Instituto Fenasbac, se houve aumento da percepção dos dirigentes da cooperativa sobre as oportunidades de negócios estratégicos ESG que pode ser fomentado com financiamento e, também, mais entrega de impacto positivo:
“ (…) projetos ESGs é um caminho sem volta, dados os desafios para preservação do meio ambiente, continuamos perseguindo o objetivo de financiamentos para recuperação de áreas degradadas com integração de floresta-pecuária e a comercialização de créditos de carbono. A parceria com o Instituto FENASBAC nos trouxe uma visão que não tínhamos da oportunidade de negócios estratégicos e dos impactos positivos que os negócios ESG poderiam trazer.
Em suma, investir em projetos ESG pode oferecer uma ampla gama de benefícios e oportunidades, desde um melhor desempenho financeiro até melhoria da reputação, sendo uma ótima maneira para que as cooperativas financeiras no Brasil cresçam e se desenvolvam com sustentabilidade e propósito.
Para conhecer mais, visite:
PANORAMA NACIONAL DE INOVAÇÃO COM PROPÓSITO NO COOPERATIVISMO FINANCEIRO 2022. bit.ly/Panorama_Nacional2022
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
SISTEMA OCB. O que é cooperativismo. Disponível em: https://somoscooperativismo.coop.br/o-que-ecooperativismo
CONTATOS
- Cuiabá
- Porto Alegre
- Brasília
- (61) 3323-1055
- ifenasbac@ifenasbac.com.br