Cooperativas financeiras recebem placas de reconhecimento do Recip

Cooperativas financeiras são reconhecidas no Recip 2º Ciclo

O evento de reconhecimento aconteceu no Banco Central do Brasil, com participação de grandes representantes do Sistema Financeiro Nacional

No dia 13 de novembro, foi realizado o evento do Reconhecimento Inovação com Propósito – Recip, em que cooperativas financeiras com melhores práticas em inovação para materialização de propósitos foram reconhecidas. O evento aconteceu em formato híbrido, sediado no Banco Central do Brasil, com participação de grandes autoridades do Sistema Financeiro Nacional, e transmitido online para toda a comunidade brasileira.

O Recip é uma iniciativa da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central – Fenasbac, apoiada institucionalmente pelo Banco Central do Brasil e pela United Nations Credit Union (UNFCU-ONU), que mensura os impactos não financeiros das cooperativas de crédito, estabelece referenciais e fomenta o desenvolvimento sustentável do setor.

Em sua participação na abertura oficial do evento, o presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, Paulo Aragão, explicou que o Recip levanta dados que mostram oportunidades de melhorias para que, de forma colaborativa, sejam criadas estratégias de crescimento. “Somos os primeiros a criar um modelo que analisa propósito no cooperativismo financeiro, na prática”, afirmou.

Por seu objetivo, o Recip é considerado um instrumento fundamental para comunicar o valor do segmento à sociedade e fortalecer a essência das cooperativas financeiras, o que as diferencia dos bancos tradicionais.

Fabíola Nader, gerente geral do Sistema OCB, também participou da abertura do evento, e destacou que “isso [o propósito] precisa ficar cada vez mais conhecido e reconhecido. Esse é o nosso grande desafio, de todas as cooperativas. E a gente vê, então, no Instituto Fenasbac mais uma iniciativa de a gente conseguir mostrar isso para a sociedade”.

O momento de abertura foi encerrado pelo diretor de fiscalização do Banco Central, que também falou sobre a importância do Recip para que as cooperativas preservem e cultivem princípios em um contexto de inovação. “O Recip reforça, incentiva e induz esse movimento permanente e necessário de inovação, ao mesmo tempo que nos lembra que todo esse processo deve estar acompanhado e lastreado por propósito”, concluiu.

 

Propósito, intercooperação e sustentabilidade

A programação do evento trouxe dois momentos de diálogos entre autoridades do segmento cooperativo e de representantes dos Sistemas participantes desta edição do Recip, onde questões como propósito, intercooperação e sustentabilidade foram destaques.

O primeiro painel, sob o tema “A importância do propósito (resultados não financeiros) para a inovação e sustentabilidade do cooperativismo financeiro nacional”, foi mediado por Harold Espínola, Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central do Brasil, e contou com a participação de Ivo Jose Bracht (Ailos), Otelo Castellani (Credisis), Celso Figueira (Sicredi), Claudio Halley (Sicoob), Alexsandro Filippetto (Unicred), Evandro Gasparetto (Uniprime).

Harold iniciou o diálogo e destacou que os 7 princípios do cooperativismo continuam atuais, mesmo em um contexto digital, e que, assim como o propósito, são ferramentas de sobrevivência e de perenidade dos negócios.

“Não basta fazer ou ter princípios. Isso tem que ser percebido pelos cooperados e pela sociedade. Daí a importância de iniciativas como essa, do Recip, que busca justamente apresentar o que simplesmente as pessoas já fazem e incentivar a outros que também façam”, destacou Harold.

Celso Figueira, presidente da Sicredi Brasil Central, falou sobre o diferencial das cooperativas financeiras em relação às demais instituições financeiras.

“Vai muito além do interesse financeiro pelo financeiro. Nós temos, sim, o interesse pela comunidade. Isso faz com que a gente tenha a possibilidade de fazer uma entrega melhor para a comunidade, uma administração financeira diferenciada e que reverta todo esse resultado, esse trabalho, em benefício para a comunidade”, afirmou Celso.

A segunda mesa de diálogos, mediada por Douglas Ferreira, diretor da MundoCoop, reuniu Julia Ambrosano (CBI), Telma Galletti (Confebras), Adriano Ricci (FGCoop), Lisandro Vieira (WTM Internacional) e Martha de Sá (VERT Capital) para responder “Por que e como apoiar o segmento e iniciativas como o Recip, que evidenciam resultados não financeiros e comunicam o propósito do cooperativismo”.

“Sem dúvida, apoiar iniciativas dessa natureza traz um ganho grandioso para todo o ecossistema. Porque, apoiando, esse ecossistema cresce como um todo”, afirmou Telma Galleti, superintendente da Confebras.

A superintendente também destacou a importância de trabalhar aspectos como ESG, intercooperação e propósito no segmento, visando à conexão, sobretudo com o público jovem. “Os jovens querem se conectar com as instituições que têm propósito. Nós, enquanto pessoas, temos o nosso propósito, mas como é bom fazermos parte de um movimento norteado por princípios e valores que estão conectados a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

Lisandro Vieira, CEO da WTM Internacional, destacou, ainda, que “a reciprocidade está no coração do cooperativismo. O propósito não está apenas nas palavras, mas no exercício de cada dia”.

 

Jornada Recip 2º Ciclo e Reconhecimentos

Em seu segundo ano, o Recip trouxe inovações, buscando aprimorar a experiência das cooperativas singulares participantes e potencializar seus impactos.

Duas novas dimensões avaliativas foram implementadas: ESG e Finanças Verdes, passando, agora, a avaliar também iniciativas com foco social, ambiental e de governança, bem como voltadas à concessão de crédito a empreendimentos com projetos em desenvolvimento sustentável.

Além disso, as cooperativas financeiras participantes desta edição, receberam relatórios personalizados com direcionamentos para melhorias, de modo que cada cooperativa possa avançar de maneira cada vez mais sustentável, conforme a sua realidade.

Durante a cerimônia de reconhecimento, todas as cooperativas participantes foram parabenizadas, assim como as 26 elegíveis ao reconhecimento. Ao todo, 11 singulares foram reconhecidas, três delas na categoria global.

Confira abaixo a lista das reconhecidas em cada dimensão:

Reconhecimento Inovação com Propósito Global

Viacredi

Sicredi Conexão

Sicoob Coopemata

 

Dimensão Inovação Colaborativa

Viacredi Alto Vale

Sicredi Centro Sul MS

Sicredi Ouro Verde MT

 

Dimensão Inovação Participativa

Sicredi Cerrado GO

Viacredi Alto Vale

Sicredi Sudoeste MT-PA

 

Dimensão Inovação no Desenvolvimento de Capacidades

Sicoob Sarom

Evolua

Unicred União

 

Dimensão Inovação ESG

Viacredi Alto Vale

Sicredi Cerrado GO

Sicredi Sudoeste MT-PA

 

Dimensão Inovação em Finanças Verdes

Sicredi Sudoeste MT-PA

Sicredi Ouro Verde MT

Sicredi Cerrado GO

Previous
Next

Fotógrafo/Frederico Danin

Próximos passos

As singulares reconhecidas na categoria Inovação com Propósito Global foram convidadas por Kumiko Matsuura-Mueller, diretora do Conselho de Administração da UNFCU-ONU e por Carlos Calderon, presidente e CEO da OAS-FCU, a compartilharem suas melhores práticas com cooperativas de todo o mundo no 6º United in Sustainability Summit – UIS.

O evento acontecerá no dia 30 de novembro, em Washington, DC, sob o tema “Construindo resiliência através de ações sustentáveis”. Todos os interessados poderão participar gratuitamente online, bastando se inscrever no site oficial.

Outra novidade importante foi compartilhada pela gerente geral da OCB, Fabíola Nader, que confirmou a participação da instituição na COP28, desta vez, em um painel específico sobre cooperativismo. “Levaremos os cases das cooperativas de crédito brasileiras e das cooperativas agropecuárias, para conseguirmos, cada vez mais, levar à frente esse conhecimento sobre o que o cooperativismo pode fazer pela sociedade.”

A coordenadora geral do Recip, Carolina Castro, anunciou que o 3º ciclo do Recip terá início em fevereiro de 2024 e convocou a participação das cooperativas financeiras de todos os sistemas e também das singulares independentes.

“O nosso olhar está focado em inovação com propósito, ou seja, em resultados não financeiros. Desse modo, cooperativas financeiras de todas as regiões do Brasil, de todos os estados e de todos os tamanhos participam em igualdade de condições.”

A transmissão da cerimônia está disponível em nosso canal no YouTube.

Para saber mais sobre o Recip, acesse: https://reconhecimento.ifenasbac.com.br/

Seja muito
Bem-vindo!

Para quem nos conheceu no Concred, temos novidades! Deise seu e-mail e não perca o que estamos preparando para você.

______________________________