3 etapas do planejamento estratégico

5 características de organizações com valores ESG

Você já deve ter notado que o ESG se tornou uma pauta importante para o mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos organizações interessadas em adotar critérios de sustentabilidade para continuar crescendo de maneira equilibrada.

Porém, se por um lado existem empresas se adequando às boas práticas sociais, ambientais e de governança, outras se apropriam delas de forma superficial, visando apenas o lucro que o rótulo “ESG” pode proporcionar.

Diante disso, é importante saber identificar quais marcas realmente estão buscando fazer a diferença para não “cair” em estratégias enganosas. Para te ajudar nisso, trouxemos 5 características que organizações com valores ESG possuem. Boa leitura!

Características de uma empresa sustentável

Ser sustentável vai muito além de um discurso consciente, mas requer uma atuação responsável frente aos impactos causados no meio ambiente e na sociedade.

Portanto, organizações que integram o ESG em sua estratégia, mais do que falar, buscam materializar seu compromisso com a sustentabilidade e assumem características que comprovam isso. 

Preocupação com o meio ambiente

Empresas que buscam se desenvolver de forma sustentável, reconhecem seus impactos sobre o meio ambiente e buscam amenizar os negativos e potencializar os positivos. 

Algumas das iniciativas implementadas com esse objetivo são: investimento em inovação para a digitalização de processos, uso de materiais recicláveis e biodegradáveis, investimento em fontes de energia limpa e criação de projetos para a redução da pegada de carbono.

Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas

Não há como ser ESG e não valorizar os colaboradores, reconhecendo a importância do seu trabalho e buscando contribuir para o seu crescimento.

Por isso, empresas sustentáveis oferecem salário justo, proporcionam benefícios para as necessidades profissionais e pessoais do trabalhador, fomentam um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, além de contribuir para o desenvolvimento profissional da equipe. 

Transparência nos impactos socioambientais

Quando se fala em transparência nos negócios, logo se pensa em rendimentos financeiros. O pilar Governança, no entanto, vai muito além disso.

Uma instituição adequada aos critérios ESG, além de apresentar relatórios de eficiência operacional, também disponibiliza diagnósticos de impactos sociais e ambientais, pois reconhece a importância de mostrar os projetos implementados e os impactos gerados.

Inclusão e diversidade

Uma organização sustentável compreende o seu papel de agente de transformação social, a começar pelo ambiente interno.

Assim, possui iniciativas com foco em inclusão e diversidade, dentre elas, a realização de processos seletivos que contemplem o público minoritário, oportunidades igualitárias para a ocupação de cargos de alta liderança, além de promover diálogos em todas as áreas para tomadas de decisão mais justas.

Interesse pela sociedade

O fator social, além de estar relacionado ao ambiente interno da organização, como mencionado no exemplo anterior, também diz respeito à responsabilidade social para com a comunidade externa.

Dessa forma, também faz parte da agenda de organizações sustentáveis promover ações de desenvolvimento social nas regiões em que atuam, de acordo com o seu segmento. Alguns exemplos são: investimento em projetos voltados à educação em comunidades carentes, criação de programas acessíveis para profissionalização e incentivo ao empreendedorismo.

Conclusão

Essas são apenas algumas das características que organizações alinhadas ao tripé da sustentabilidade possuem, mas que já ajudam a perceber se há um compromisso genuíno com a pauta ou se trata apenas de um falso posicionamento.

Existem, ainda, outros aspectos mais específicos que vão depender do segmento ao qual um negócio pertence, bem como do estágio de adaptação que ele se encontra. O importante é que as empresas abracem a sustentabilidade empresarial de forma efetiva e perene. 

Afinal, se apropriar de uma pauta tão importante visando apenas o lucro não trará bons resultados no longo prazo, considerando que os consumidores e investidores estão cada vez mais conscientes de suas ações e valorizam negócios com propósitos relevantes.

Deseja saber mais sobre o ESG? Leia nosso artigo sobre a pauta e entenda como ela pode melhorar o nosso mundo. Está à frente de um negócio e deseja adequá-lo aos padrões ESG? Conheça 5 dicas de como começar!

Seja muito
Bem-vindo!

Para quem nos conheceu no Concred, temos novidades! Deise seu e-mail e não perca o que estamos preparando para você.

______________________________